#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/

HIPERATIVOS:

#ATENÇÃO#

Novo endereço:
http://mente-hiperativa2.blogspot.com/


23 setembro 2009

Está tudo errado ou CONTINUA tudo errado?

Por que as gerações anteriores sempre classificam os jovens como rebeldes e insistem em dizer que fazem tudo errado? Por que nunca está bom pra eles?

Sempre tem um que aparece só pra dizer, nostalgicamente, “no meu tempo era diferente”, “no meu tempo havia mais respeito”, “no meu tempo não tinha isso”. Ah, deixem de conversa pois desde que o mundo é mundo existe de tudo, nada aqui é novo; as coisas podem estar mais escancaradas, mas sempre existiram. Se hoje Cardinot mostra com tanta naturalidade casos de pais que matam filhos, irmãos que matam irmãos isso não é novidade nenhuma, há mais de dois mil anos Caim matou Abel e mesmo não havendo publicidade sensacionalista ficou tudo registrado.

Criticam as novas gerações por valorizarem a imagem e "exigirem" como pré-requisito da fama que as artistas posem nuas. Quem começou essa moda não foram as gerações atuais, mas sim as anteriores (essas mesmas que hoje fazem a crítica), inventaram as famosas chanchadas (mais vulgares que nossas revistas, diga-se de passagem) e além disso inúmeras artistas já posavam nuas naquele tempo, Vera Fischer e Xuxa estão aí como dois belos exemplos.

Outras críticas se referem à liberdade sexual, dizem que não sabemos manter um relacionamento maduro e que hoje em dia ‘ninguém é de ninguém’. Pois que até onde sabemos "eles" próprios iniciaram a revolução sexual, bastou apenas que alguém inventasse a tal da pílula anticoncepcional (conhecida na época pelo sugestivo nome 'pílula da liberdade'), estamos apenas dando continuidade ao que eles começaram. Além do mais é só uma fase... logo, logo vai passar, vamos nos casar e nos tornaremos monogâmicos.

Acredito que bom ou ruim o mundo sempre foi assim e sempre houve conflitos de gerações, mudam os motivos mas eles permanecem. Me parece que o que há por trás é uma (in)consciente luta pelo poder, acredito que a recriminação tenha um fundo de medo, eles têm receio porque inevitavelmente terão que passar o controle do mundo para as mãos dos jovens. Talvez eles pensem que ainda somos aquelas criancinhas que habitam seus pensamentos, precisam se dar conta de que crescemos e a cada dia estamos ficando tão caretas e responsáveis quanto eles. Prefiro acreditar que a razão dos conflitos seja mesmo o medo e que não seja frustração por achar que não conseguiram êxito em melhorar as coisas.

Mesmo considerando o quanto deve ser difícil passar adiante o domínio da situação, imagino que o mundo precisa de mais ousadia, de novas idéias, de renovação. “O mundo precisa ser mudado, e depois mudado de novo”. A experiência e a maturidade que eles têm não permitem essa reviravolta, somente nós jovens é que podemos fazê-la.

Certa vez um professor de história colocou uma frase no quadro e perguntou quem nós achávamos que havia escrito ela: “Não podemos deixar o poder nas mãos desses jovens, eles vão destruir tudo que criamos, eles não tem juízo algum.”
Pensei que havia sido a geração do meu avô, ou talvez do meu bisavô, mas pra minha surpresa sabe quem escreveu isso? Os gregos! Desde aquele tempo eles já temiam a passagem do poder ás mãos dos jovens e ainda hoje não é diferente!

[Mente Hiperativa]

Nenhum comentário:

Blogo, logo existo.

Blogo, logo existo.
"... E que fique muito mal explicado. Não faço força para ser entendido. Quem faz sentido é soldado..."

Mário Quintana